sexta-feira, 11 de setembro de 2009

O jeitinho Bel de ser...




A Bel. A Bel é uma super amiga que me aconselha, me xinga, me mostra o caminho, me desencaminha, me faz rir e chorar. E sobretudo me faz escrever. Comentamos que ela é minha musa inspiradora, pois em meio às nossas conversas ela ordena que eu escreva. Seu modo verbal preferido é o imperativo. No meio de tantas bobagens, sempre vem uma frase digna de umas aspas e então a Bel entra em ação: Vai escrever! Anda! Escreve que quero ler! E a Bel é sempre a primeira a ler....




Então, o combinado é que neste momento eu escreveria sobre um tema que vem me inquietando, me desarticulando e me instigando a escrever. Mas diante da janelinha da Bel estar piscando sem parar para que eu escreva, resolvi desobedecê-la, em partes, e escrever sobre ela. Escrever sobre ela, pois ela tem um "jeitinho Bel de ser", como ela mesmo intitula sua autocontemplação.




E vamos aos finalmentes... O jeitinho Bel de ser é aquele pautado nos espaços existentes entre o sim e o não, nas lacunas entre o um e o dois. O jeitinho bel de ser não é objetivo, é pura subjeção. Ele é pautado na palavra certa e dura, na palavra doce e serena, na palavra singular e plural ao mesmo tempo.




O jeitinho Bel de ser nos encanta por sua certeza e pela sua incerteza difundidas. Pela maneira obstinada de ver as situações e pela audácia em continuar nelas. O jeitinho Bel de ser é inocência e malícia espelhadas num sorriso único e cativante.




O jeitinho Bel de ser é aquele que divide lembranças, sonhos, angústias... Divide o ombro, divide a mesa, divide a alegria, divide a culpa e os segredos. O jeitinho Bel de ser é aquele que fala no silêncio e é aquele que rompe o silêncio.O jeitinho Bel de ser é aquele que não sabe dar um nó em um lenço, mas te ajuda a desatar o nó na garganta....




O jeitinho Bel de ser pode ser copiado, mas nunca será alcançado.




* Rita Germano *




Esse texto não podia faltar aqui, foi o jeito mais bonito que alguem ja me descreveu, e isso só poderia ter sido feito por alguem que me conhece realmente como essa minha querida amiga loira, linda e inteligente.

Um comentário:

  1. Prazer, leitores da Bel, eu sou a Rita Germano!!!!
    hahahahahahaha
    Humilde e Modesta Germano.

    ResponderExcluir